Começando com a metodologia ágil

Por que é necessário se ter um método ágil para o desenvolvimento de software?

Com o método tradicional conhecido como Cascata (Waterfall), se tem um processo de levantamento bem detalhado no início do projeto, junto ao cliente. Assim, muitas das vezes se tem o projeto com o escopo fechado. Logo de ínicio, precisamos saber de tudo que o cliente precisa e aí encontramos o problema em que o cliente pode não saber o que quer, sem ter amostras para que possa ter uma visão mais clara.

Mesmo que o cliente ainda não saiba o que quer, terá uma equipe de analistas que faria o levantamento dos requisitos, depois passando pelas equipes de design, modelagem e depois de um longo processo chegaria na equipe de programação. Muitas das vezes, o pensamento das equipes por onde se passou o projeto, não estão com a mesma linha de raciocínio.

Depois de um longo processo, por fim se chega na parte de testes, onde o prazo já está apertado ou inexistente. Provocando uma possível queda na qualidade do projeto e não dando oportunidade para correções dentro do prazo.

Com o cliente só tendo acesso ao projeto no final do mesmo, é gigantesca a possibilidade de haver o : “- Não foi isso que eu pedi.”. E temos um sério problema.

Nas metodologias ágeis temos os mesmos processos, mas ao invés de fases extensas, temos ciclos com duração bem mais reduzidas. A cada ciclo, o cliente já poderá acompanhar o acréscimo da funcionalidade no produto, podendo dar feedbacks para as equipes.

Manifesto Ágil

Em 2001, foi criado o manifesto ágil com a assinatura de especialistas em processos de desenvolvimento de software representando entre outros, os métodos Scrum e Extreme Programming (XP).

“Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas. Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.”

Aqui você pode conferir os Princípios por trás do manifesto ágil.

Existem várias abordagens para as metodologias ágeis, dependendo da sua necessidade, você poderá estar usando o Scrum, XP, Kanban ou outros como ferramenta.

Vantagens para o cliente

  • Foco e maximização do ROI (Retorno do Investimento) e do Valor de Negócio;
  • Entregas do produto + rápida, freqüentes e regulares;
  • Aceleração do Time-to-market o que se traduz em ganho de competitividade;
  • Maximização do Value-to-Makert;Foco no que é prioritário e traz mais valor para o usuário, o que se traduz em ganho de usabilidade;
  • Transparência e visibilidade do status do projeto;
  • Flexibilidade para mudanças de requisitos e prioridades além de maior agilidade na tomada de decisões;
  • Melhoria da Qualidade do produto final;
  • Produtividade;
  • Redução dos riscos e das indesejáveis surpresas.
  • O que são essas tais de metodologias Ágeis?

Vantagens para o gestor e a equipe

  • Escopo e objetivos claros e priorizados;
  • Equipes auto-gerenciáveis, maior autonomia, disciplina e regularidade;
  • Maximização do comprometimento;
  • Melhoria na comunicação. A comunicação intensa com o cliente e a gestão de suas expectativas são parte do processo;
  • Inspeção e Adaptação constantes do processo em busca da melhoria contínua e a redução dos desperdícios;
  • Antecipação dos problemas e maior agilidade na tomada de ações.
  • O que são essas tais de metodologias Ágeis?

Conclusão

O mais importante é colocar o projeto em primeiro lugar e avaliar o que é melhor para o mesmo. Se o projeto tem requisitos estáveis e previsíveis, o método tradicional se encaixa bem. Os requisitos sendo instáveis e o projeto estando em constantes mudanças, a metodologia ágil resolve e organiza esse fluxo que precisa de uma atenção em curto prazo.

Ao fechar este aviso ou continuar navegando no site Nerd Calistênico, você aceita o uso de cookies.

Este site usa cookies para assegurar a melhor experiência para os nossos usuários. Consulte nossa política de privacidade.

Uma nova versão está disponível. Clique aqui para atualizar.