Começando com Test Driven Development

Test Driven Development (TDD) é uma técnica de desenvolvimento de software que se baseia em um ciclo curto de repetições:

  1. Ler e entender os requisitos para uma determinada funcionalidade.
  2. Desenvolver um conjunto de testes que verificam o recurso. Todos os testes estão vermelhos, devido à ausência da funcionalidade.
  3. Desenvolve a função até que todos os testes fiquem verdes.
  4. Refatora o código.

Kent Beck, considerado o criador da técnica, declarou em 2003 que TDD encoraja o desenho de código simples e inspira confiança. Desenvolvimento guiado por testes é relacionado a conceitos de programação de Extreme Programming, iniciado em 1999, mas recentemente tem-se criado maior interesse pela mesma em função de seus próprios ideais. Através do TDD, programadores podem aplicar o conceito de melhorar e depurar código legado desenvolvido a partir de técnicas antigas.

TDD exige uma maneira diferente de pensar, de modo a fim de começar TDD você precisa esquecer a maneira como você desenvolveu código antes. Este processo é muito difícil. E é ainda mais difícil se você não sabe como escrever testes unitários.

Vantagens importantes:

  • Melhor compreensão de um recurso que você implementou.
  • Indicadores sólidos da funcionalidade.
  • Código coberto com testes e menos chances de ser corrompido por correções ou novos recursos.

O custo destas vantagens é bastante elevado. Inconvenientes relacionados com a mudança para um novo modo de desenvolvimento e o tempo que você gasta para o desenvolvimento de cada novo recurso. O preço da qualidade.

Conclusão

Testes são muitos importantes por motivos de qualidade e menos riscos para a sua aplicação. Mas não é um pensamento que irá dominar do dia para a noite. O caminho é bem árduo, mas é importante iniciar esse trajeto. O desenvolvedor ganha, o projeto ganha e o cliente com uma qualidade maior.

Ao fechar este aviso ou continuar navegando no site Nerd Calistênico, você aceita o uso de cookies.

Este site usa cookies para assegurar a melhor experiência para os nossos usuários. Consulte nossa política de privacidade.

Uma nova versão está disponível. Clique aqui para atualizar.