Começando com ECMAScript 2015

Depois de 20 anos, temos a evolução de alguns recursos da linguagem JavaScript. Em junho de 2015, foi anunciada pela Assembleia Geral da Ecma International a aprovação da sexta edição da ECMA-262.

O nome oficial é ECMAScript 2015 e de agora em diante, as novas versões irão em seu nome incluir ECMAScript seguido pelo ano de sua liberação.

O ES6, já mostra que veio com várias melhorias, pela sua documentação com quase 600 páginas, enquanto a documentação do seu antecessor ES 5.1, tem 245 páginas.

Compatibilidade

Para evitar problemas de compatibilidade, o ES6 é compatível com as versões anteriores. Com isso, não precisa arrancar os cabelos por causa do seu código antigo.

Para ficar por dentro, da compatibilidade com os browsers, confira no link, que é mantido pelo Kangax.

Transpiler

Atualmente nenhum navegador suporta completamente todos os novos recursos do ES6. Para utilizar os novos recursos sem problemas, é necessário utilizar um transpiler para o ES5. Uma dica para esse trabalho, é o Babel

Algumas novidades

Default Parameters Values - Com certeza, muitos desenvolvedores vão matar uma linha ou mais, podendo já passar em uma função, um parâmetro com um valor default.

1
2
3
4
5
// ES 5
function worked(entry, leave) {
leave = leave || 18;
return leave - entry;
}
1
2
3
4
// ES 6
function worked(entry, leave = 18) {
return leave - entry;
}

Classes - Agora ficou mais declarativo e fácil de entender e o método constructor para aproximar o javascript com as demais linguagens.

1
2
3
4
5
6
7
// ES 5
function Accordion(element){
this.container = element;
this.effect;
}
Accordion.prototype.close = function () {
}
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
// ES 6
class Accordion {
constructor(element) {
this.container = element;
this.effect;
}

close() {
}
}

O intuito do post é só dar uma introdução, mais exemplos e a documentação, você encontra nos links abaixo.

ECMAScript 2015 Especificação da linguaguem com a versão ECMAScript 2015.

Futuro do Subjuntivo - Quando vós programardes JavaScript Palestra muito boa que acompanhei ao vivo no Front Carioca 2015, onde o Jaydson Gomes mostra muito bem algumas novidades.

ES6: Brincando com o novo JS Artigo do Pedro Nauck, que vale a pena dar uma conferida.

ES6: Using the new Javascript today! Video com a apresentação do Pedro Nauck.

Conclusão

Com a especificação do ECMAScript 2015, muitas coisas melhoraram e por isso já devemos estar utilizando para atualizar os projetos e já atualizar com os novos padrões. E no momento, de preferência com a ajuda de um transpiler. Muita gente como eu, aguardava esse momento, ele já chegou e já está passando. Já acabou a meses a época para testar as novidades, devemos utilizar. É claro, que dependendo do projeto, não será uma tarefa fácil ou rápida, mas já temos que conhecer todas as novas melhorias.

Ao fechar este aviso ou continuar navegando no site Nerd Calistênico, você aceita o uso de cookies.

Este site usa cookies para assegurar a melhor experiência para os nossos usuários. Consulte nossa política de privacidade.

Uma nova versão está disponível. Clique aqui para atualizar.