A & an

Entender quando usar o artigo indefinido a ou an, por ser algo complicado de início. O principal motivo é que ambos em português, querem dizer um ou uma. Então, em hipótese nenhuma a significa um e an significa uma. A diferença está no seu uso.

Simple rule

Se a palavra começar com um som consonantal [b, c, d, f, g, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z] o artigo indefinido a ser usado será a. Mas se a palavra começar com um som vocálico [a, e, i, o, u] então o artigo, se necessário, será an.

Um dos maiores problemas esta com as palavras que começam com a letra h: hot dog, house, hour, honest e mais. Eis o motivo: quando a palavra começa com h mudo, mesmo o h sendo uma consoante, ela tem som de vogal. Assim, ela requer an: an honourable man (um homem ilustre), an honest mistake (um erro inocente).

Isso também acontece com palavras que começam com vogais que tem som de consoante, e é preciso usar a. Mais especificamente quando a palavra começa com e ou u que tem som de y (soando como you).

Mais um exemplo, seria o som do u em university, não é de i. Na verdade, o u neste caso tem o mesmo som que o y de yellow. O mesmo ocorre com o som de e em European. No caso de a one-story house o som do o em one tem o mesmo som de w em window. Como os sons são consonantais então sempre usaremos o a antes destas palavras.

Não adianta focar apenas na regra e as exceções. Ao aprender uma palavra, anote qual dos dois é usado antes dela. Anote assim (a) book, (a) notebook, (a) nail, (a) university.

Se você se lembrar da regra pelo som e souber as exceções de som (quando vogal soa como consoante, quando consoante soa como vogal), não terá mais problemas para usar os artigos indefinidos em inglês: a e an.

Examples

a boyum menino
a girluma menina
a balluma bola
a carum carro
a dooruma porta
a fanum fã, uma fã
a gardenum jardim
a houseuma casa
a hot dogum cachorro quente
a universityuma universidade
a European coupleum casal europeu
a one-story houseuma casa de um piso
a uniformum uniforme
an houruma hora
an honest manum homem honesto
an heirum herdeiro
an elephantum elefante
an eagleum águia
an appleuma maçã
an animalum animal
an idiotum idiota
an umbrellaum guarda-chuva, uma sombrinha

Para se treinar a pronúncia temos uns videos abaixo que vão ajudar.

Conclusion

Assusta no começo, mas com a prática o uso do artigo indefinido fica mais fácil e intuitivo. Vamos praticar!

Ao fechar este aviso ou continuar navegando no site Nerd Calistênico, você aceita o uso de cookies.

Este site usa cookies para assegurar a melhor experiência para os nossos usuários. Consulte nossa política de privacidade.

Uma nova versão está disponível. Clique aqui para atualizar.